Páginas

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Como dizer não?

Um texto sobre ter suas próprias escolhas.



Quando somos crianças os adultos só querem dizer o que devemos ou não fazer, o que devemos ser, vestir, falar, agir, o que devemos fazer da nossa vida quando crescermos e por ai vai....
O problema é que nem sempre, ou melhor, na maioria das vezes o que eles sonham pra gente não tem nada a ver com o que a gente quer pra nossa vida e  dizer isso a eles não é nada fácil.
Estou passando por esse momento agora na vida.
Estudo num colégio técnico, federal, faço curso de automação.
É o meu pior pesadelo. E o sonho da minha mãe.
Nada vem dando certo pra mim.
Acordo de madrugada, chego em casa a noite. Não tenho tempo pra nada. Não tenho conseguido dormir. Minha saúde vai de mal a pior, junto com minhas notas.
Estou prestes a repetir de série pela segunda vez.
Parece que o meu mundo vai explodir em cima de mim, e às vezes acho que explodi-lo seria melhor do que repetir de novo.
Eu quero estudar arte. É o meu sonho.
É tão difícil explicar pra minha mãe... Ela simplesmente acha que se a pessoa não for engenheira, advogada ou médica viverá na sarjeta e nunca terá dinheiro pra nada.
É difícil conversar com alguém assim...
Ela sempre acreditou muito no meu potencial, mas agora me trata como um lixo ou um fantasma.
Eu leio muito, e por isso sei que isso é perfeitamente normal. Todos os pais têm sonhos para seus filhos... Coisas que gostariam de ter feito e não fizeram, por exemplo. Eles querem o melhor pra gente.
O grande problema é VOCÊ entender o que você quer para sua vida e saber dizer isso a eles.  Eu sei que é difícil dizer "não" mas você tem que viver seus próprios sonhos, e um dia eles entenderão.
Chega um momento que você entende que essa é a SUA vida e que ela passa rápido, e principalmente, que não vale à pena é ficar perdendo o seu tempo vivendo os sonhos dos outros e esquecendo dos seus.
A verdade é que você pode ser o que quiser.  Pode trabalhar no que quiser. Morar aonde quiser. E pode realizar seus sonhos fazendo o que ama.
E pra isso você vai ter que ignorar um pouco, ou muito, várias pessoas. Ouvir muitas ladainhas e engolir alguns sapos (não literalmente, lógico).
Mas o importante é não desistir do seu objetivo de vida.
Não desperdice suas chances.
Não desperdice sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário