Páginas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O que eu vou ser quando crescer? - História da arte





Eu sei que faz décadas que eu não faço um post sobre estudos
(na verdade acho que só fiz UM post sobre estudo até hoje vergonha
Mas agora vou tentar passar a ter um pouco mais de responsabilidade e organização pra fazer posts desse tipo... 
E o segundo post sobre o assunto estudos não poderia ser sobre outro tema, se não o curso de faculdade que mais anda me interessando por esses tempos: História da Arte.

Ai vai um resumão pra você, que assim como eu ta gamado nas artes da vida ;)


O que é

História da arte é a história de qualquer atividade ou produto realizado pelo Homem com propósito  estético ou comunicativo, enquanto expressão de ideias, emoções ou formas de ver o mundo.  
A "história da arte" é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. 
Esse profissional é especialista na área de cultura e artes, desde as manifestações tradicionais, como pintura, escultura e gravura, até as que utilizam outras linguagens, como cinema e web. 
Pode atuar como crítico, gestor, consultor e curador de exposições e eventos culturais e artísticos. 
Define as obras e os artistas que participarão de uma mostra e faz a concepção e a supervisão da exposição. 
Em museus, galerias, centros culturais e institutos de arte, planeja ações como visitação pública e conservação do patrimônio e cuida da administração do estabelecimento. 
Também pode ocupar-se de acervos particulares ou de empresas.


O curso




A finalidade do curso é estudar o histórico de transformações técnicas no universo das Artes Visuais.
A grade curricular mescla disciplinas específicas de arte com a grande área de humanas. Dessa forma, estudam-se filosofia e antropologia, sociologia, jornalismo cultural, língua portuguesa e estrangeira, entre outros. 
Entre as matérias específicas do curso estão, por exemplo, crítica e curadoria, estética, história do cinema e da fotografia, museologia e patrimônio e montagem de exposições. 
É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

→ Duração média: quatro anos.




Mercado de Trabalho

De acordo com a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact), os negócios das galerias de arte cresceram mais de 40% entre 2010 e 2013. 
Museus tradicionais e novos, como a Casa Daros e o Museu de Arte do Rio (MAR), ambos no Rio de Janeiro, absorvem o especialista para trabalhar na curadoria de exposições temporárias e nos cursos oferecidos ao público em geral. 
Como crítico, o profissional escreve textos analisando obras para instituições culturais, revistas e jornais. 
Na área de educação, o bacharel pode lecionar em instituições de ensino superior; o licenciado, nos ensinos fundamental II e médio. 
As melhores oportunidades estão na Região Sudeste, principalmente no eixo Rio-São Paulo. 
Capitais do Norte e Nordeste, como Belém e Recife, entre outras, também têm mercado crescente. 


→ Salário inicial: R$ 2.000,00 em museus. 



→ Você pode trabalhar em:

       Curadoria: Conceber, montar e supervisionar exposições.

       Crítico de arte: Analisar determinada obra ou exposição e opinar a respeito dela.

       Gestão: Administrar e propor ações em museus, galerias, centros culturais e institutos de arte.



Por quê Estudar História da Arte?



Mas, será preciso estudar a história da arte, se ela está em tudo que existe? 
Por que ela é importante?

Para responder a tais questões, é preciso estar disposto a aprender, a conhecer o mundo. 
Nela, aprendemos a refletir sobre as principais filosofias e os principais críticos da arte, assim como o estudo dos objetos artísticos e os diferentes contextos sociais. A partir daí, você estará apto para criar, criticar e entender os movimentos artísticos que surgem no decorrer dos anos.

Saiba que um artista não é só aquele que é criativo, mas aquele que cria objetos capazes de atender as necessidades e divulgar os seus pensamentos, assim como estimular outras pessoas e descobrir novas formas de fazer arte.

A história da arte permite conhecer as nossas origens, afinal a primeira atividade que distinguiu o homem dos animais foi a arte. O desenho nasceu antes da escrita e foi a primeira forma de comunicação dos homens. 
Ajuda a ampliar a própria bagagem cultural e a entender melhor as outras disciplinas, porque permite observá-las de um ponto de vista diferente.
O conhecimento da história da arte serve para reconhecer, apreciar e preservar as obras de arte. 
Conhecer a história da arte é o primeiro passo virar artista. Permite descobrir o artista que está dentro de cada um de nós, considerando que a criatividade é uma característica inata do homem, assim, cada um pode encontrar uma forma de arte com a qual se identifique melhor para se expressar.
E permite exercer uma profissão ligada à arte, além de ajudar a socializar e superar as diversidades, afinal as atividades manuais favorecem a colaboração, a criatividade e a integração, porque usam uma linguagem universal. O estudo da história da arte em modalidades ativas é eficaz como forma de terapia, permite superar barreiras comunicativas e ajuda a sentir-se capaz de criar.




E no final, não tem jeito. 
A área das artes é e sempre será um ramo pras pessoas apaixonadas e ousadas a quererem trabalhar com o que amam.
Não é nem de longe o emprego mais famoso ou bem remunerado no Brasil (apesar disso não ser motivo para que você não se torne um profissional bem visto ou realizado financeiramente).
Quem começou a se interessar por esse ramo entende do que eu falo... O olhar para uma obra e entender tudo que se tem por trás de cada traço. Saber identificar de qual período é, qual técnica foi usada e tudo o que o artista tentou transmitir é mágico. Desvendar uma obra é encantador.
E se você sente isso que eu acabei de descrever, talvez a área das artes seja a área que te fará feliz.


Por uma vida com mais arte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário