Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2015

Meu processo de emagrecimento - 1ª Parte

Pois é, eu estou conseguindo  FINALMENTE  emagrecer!
Tenho 17 anos e cheguei a pesar algo entre os 85 e 83 quilos, medindo 1,67 m.
E hoje, resolvi compartilhar com vocês como está sendo o meu processo de emagrecimento.
























Primeiramente, eu preciso dizer que, infelizmente, esse texto não contém nenhuma fórmula mágica de emagrecimento.
Eu não tomei nenhum remédio, nem fiz nenhuma dieta pré-pronta.
Mas vamos começar do inicio...

Bom, como sempre vou fazer uma introdução, dando um resumão do que já aconteceu nesse me processo de reeducação alimentar.

Veja bem:
Sempre fui gordinha. 
Fui uma bebê gordinha, uma criança gordinha, uma adolescente gordinha e estava preste a me tornar uma jovem gordinha. Ou seja, Era meio que genético, ou melhor, eu não fui engordando por causa de alguma alimentação super calórica e mal ajeitada que eu tenha passado a ter, e sim sempre foi uma coisa que esteve comigo.
O que eu quero dizer é que eu nunca tive uma alimentação tão ruim assim, e inclusive, sempre fui a única da minha casa a praticar pelo menos uma atividade física por vez.
Eu já fiz  jazz, circo, jiu jitsu, muay thai, caminhada, vôlei, projetos de esportes variados e hoje em dia to na academia.
E isso sempre foi uma coisa que me deixava muito indignada:

Por que eu não conseguia emagrecer mesmo sempre praticando esportes e de vez enquanto fazendo umas dietas loucas

E enquanto isso minha mãe e minha irmã sempre foram magrinhas, mesmo sem atividades físicas ou preocupação com a alimentação...
Tudo bem que enquanto eu era criança eu também não me preocupava tanto com isso, não fossem os apelidinhos que meus colegas me davam  (baleia, botijão e por ai vai...) e os parentes sempre dizendo:

"Você não está feia, só não pode engordar mais."

Toda vez que me viam, mesmo eu sempre estando mais gorda...
Mas quando a adolescência e a vaidade começaram a chegar ai o bicho pegou.
As roupas bonitas não cabiam em mim. 
Comprar uma calça jeans a cada ano que passava se tornava uma missão mais impossível.
Comprar roupa era sempre motivo de stress.
Não botava mais um biquíni nem que me amarrassem.
As cantadas que me davam era sempre do tipo:

"Vem comigo que te levo pro mc donalds."

ou

"É gordinha, mas é gostosa."


E esses eram os tipos de coisa que conseguiam estragar o resto do meu dia e me fazia chorar o resto da noite.

Mas foi a pouco tempo atrás que eu realmente decidi que precisava emagrecer. 
Primeiro, porque já estava entrando no grau de obesidade I e segundo por causa de um episódio que tive com minha família:

Uma certa vez eu  ganhei um pedaço de bolo de aniversário, e levei pra comer em casa. Era pequeno, então pedi pra minha mãe e pra minha irmã darem uma garfada pra eu comer o resto. Elas não gostaram da ideia - aparentemente queriam mais - e começaram a brigar comigo, e usar a frase mágica que sempre usam em qualquer discussão - porque sabem aonde a ferida doi - :

"É por isso que está gorda assim."

Só que dessa vez quem falou foi a minha mãe. E me doeu muito.
(e sim, mesmo quem a gente ama podem ser estupidamente maldosos com a gente.)

Então mais uma vez, eu jurei pra mim mesma que iria emagrecer.

Sinceramente, eu refleti muito sobre o que eu teria feito de diferente dessa vez, pois como eu disse, sempre pratiquei algum esporte e de vez em quando tentava alguma dieta, mas nunca deu certo...

E a primeira coisa que percebi foi em relação a minha idade.
O que eu quero dizer é que quando se é pré-adolescente ou adolescente mesmo o seu corpo está passando por uma das (senão a maior) mudança que ele irá passar. Em relação a crescimento e desenvolvimento, tudo está mudando. E isso é visível. Portanto, emagrecer nesse período é algo bem complicado, pois se você está crescendo, está consequentemente engordando e daí é uma questão meio maluca, dá pra entender?
E agora, quase com 18 anos, é como se eu sentisse que meu organismo mudou. Amadureceu, é a palavra. Sinto meu metabolismo mais ativo e é como se o corpo respondesse melhor as minhas atividades. Eu sei que o meu processo de crescimento acabou.


Em segundo lugar, eu simplesmente enxerguei o que eu já sabia faz tempo:
Minha alimentação era MUITO errada.
Eu me alimentava poucas vezes ao dia, com refeições totalmente desregradas. E porções grandes demais. Tinha uma sobrecarga de carboidratos e proteínas (eu comia muita carne com arroz, feijão, farofa, batata... tudo ao mesmo tempo) e esquecia das frutas, verduras e legumes... Esquecia mesmo, porque eu sempre gostei desses alimentos, mas não comia por preguiça de prepará-los.

Então o que eu fiz foi praticamente cortar esses carboidratos (tenha muito cuidado ao fazer isso, por você pode enfraquecer, por isso certifique-se de comer outros alimentos que te reforcem, principalmente se você fizer atividade física);
Diminuir a porção de proteínas pela metade, ou mais;
Passar a comer verduras e legumes no almoço e no jantar;
Inserir as frutas (principalmente banana e maçã, que são minhas preferidas pois são fáceis pra carregar e comer) nos meus lanches;
Cortar frituras, doces e refrigerantes da minha alimentação.

Isso tudo mais a academia me rendeu MENOS 10 QUILOS em um mês e meio, mais ou menos.
Foi muito rápido gente, juro.

É importante compreender que durante o primeiro mês da sua reeducação alimentar o seu processo de emagrecimento ocorre muito mais rápido, pois o seu organismo sofre com a mudança radical nos seus hábitos, e que depois desse período a perda de peso é mais lenta e difícil. 

E foi aí que eu me perdi.

Tudo isso começou a ocorrer no mês de novembro, então imaginem que eu passei por uma fase superturbulenta chamada:

FÉRIAS + NATAL + ANO NOVO + CARNAVAL

Me segurei super no natal e ano novo, mas foi durante o carnaval que eu me perdi. Durante esse período fiquei muuuuito tempo sem ir a academia por conta de todos os feriados, e então quando voltei a rotina de trabalho e estudo quase desisti da academia por estar com uma rotina muito pesada (1º erro). Mas foi durante as duas semanas de feriado de carnaval + semana seguinte que eu chutei o balde.
GENTE, NÃO SEI O QUE DEU EM MIM.
Creio que por todo o stress e cansaço da nova rotina, me bateu uma loucura, uma compulsividade na parte da noite que eu comecei a comer como se não houvesse amanhã. Foi horrível. Eu voltei a comer meu combo da morte: arroz + feijão + farofa + carne em excesso + batata + doces + biscoito recheado (que só me enche se eu comer o pacote inteiro por olho grande, é claro).
Eu não conseguia parar.
Eu começei  a comer até sentir o estomago pesado, doendo mesmo. Com a comida quase na goela.
E comia, e comia, e comia.
Eu sabia que estava fazendo errado, prometia que naquele dia ia fazer diferente, me segurava durante todo o dia, mas a noite desmoronava.
Foram duas semanas de compulsividade alimentar.

O resultado: Pasei dos meus 74kg (peso que estava mantendo, mas que queria perder mais) para 77,8kg.
CHOQUE, é a palavra que define.
Me pesei num sábado. Não sabia sentia mais vergonha, raiva. Era um sentimento de querer se trancar dentro de casa e só sair quando perder todo o peso ganho.

Hoje em dia, não consigo nem mais imaginar como eu não percebia o quão gorda eu estava, pois hoje mesmo sendo 3,8kg extras que eu ganhei é como se tivesse uma capa de gordura que não me pertence, o ser esquisito, uma roupa que não é minha.
Pois bem, isso aconteceu no último sábado, dia 28/02/2015.

E hoje, dia 02/03/2015 comecei a segunda parte da minha reeducação alimentar, muito mais séria e regrada, pra não perder a linha novamente.
Dessa vez, irei estar registrando todo o meu processo aqui no blog e no meu instagram (@m_guerhard) como uma forma de insentivo para mim mesma, e dicas para pessoas que estão na mesma situação que eu.


Ufa, a história foi grande!
 E olha que provavelmente eu devo ter pulado uma partizinha ou outra ;)
Vou fazer alguns posts ao passar do tempo, falando mais detalhadamente sobre assuntos que acho importantes, dicas, o meu processo e tudo mais...



Acompanhe comigo o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário